Kuno Weltzien, relevante agente alemão em Lisboa. Engenheiro. Chegou a Portugal [Porto de Leixões] no navio Weser, vindo do porto de Hamburgo, de onde partiu a 24 de Fevereiro de 1930. Residia em Bremen. Representante da Krupp, através da sociedade Cudell & Weltzien.
Segundo os serviços britânicos de contra-espionagem [Secção V do MI6] e os serviços polacos homólogos, a empresa era um cobertura para as suas actividades clandestinas.
O seu nome é referido a propósito da morte do actor Leslie Howard, quando o avião em que regressava a Inglaterra foi abatido por um comando da Luftwaffe, como tendo sido o autor da informação sobre a hora de partida do avião Ibis, da BOAC/KLM que o transportava.
Uma mensagem sua foi interceptada revelando alto interesse na viagem para Lisboa de Walter Dicketts, que viajava a bordo do navio Cressado. Dicketts, agente duplo da rede do XX Committee [nome de código: Celery] vinha ao encontro do major Nikolaus Ritter [da Luft Eins] com o propósito, orientado pelos britânicos, de se infiltrar, como agente duplo, na Alemanha, para onde viajou.